Reumatologia é a área médica que se dedica ao estudo e tratamento das doenças reumáticas e musculoesqueléticas, incluindo doenças auto-imunes, doenças inflamatórias e não inflamatórias das articulações (juntas), ossos, músculos e tendões, que podem também acometer diversos outros órgãos e sistemas do nosso corpo.
Embora muitas pessoas nunca tenham ouvido falar desta especialidade médica, tem ficado cada vez mais conhecida com a difusão de informações sobre saúde.

Vá direto ao ponto:
- DE ONDE VEIO O NOME REUMATOLOGIA?
- O QUE É REUMATISMO?
- QUAIS SÃO AS DOENÇAS QUE O REUMATOLOGISTA TRATA?
- COMO É A FORMAÇÃO DO REUMATOLOGISTA?
- AS DOENÇAS REUMÁTICAS SÃO COMUNS?
- REUMATISMO É COISA DE IDOSO?
- É MAIS COMUM EM HOMENS OU MULHERES?
- QUAIS SÃO OS SINTOMAS DOS REUMATISMOS?
- É ARTRITE OU ARTROSE?
- QUAIS EXAMES DEVO FAZER PRA DETECTAR REUMATISMO
- COMO É A CONSULTA DO REUMATOLOGISTA?
- COMO SE TRATA O REUMATISMO?
- REUMATISMO DÁ DIREITO À APOSENTADORIA?
- REUMATISMO MATA?
DE ONDE VEIO O NOME REUMATOLOGIA?
Vem do termo grego “rheuma”, que significa fluxo, fluir, e “logia”, que é estudo. Galenus, médico grego, fazia o estudo dos fluidos baseado na teoria humoral de Hipócrates, em que o corpo humano teria 4 humores que se desequilibrados levariam à doença. O nome se popularizou ao longo dos anos.
O QUE É REUMATISMO?
Esse é um nome genérico e amplo geralmente usado para falar de condições que causam dores nas juntas. No entanto existem inúmeras doenças reumáticas diferentes entre si que não deveriam ser nomeadas da mesma forma.
QUAIS SÃO AS DOENÇAS QUE O REUMATOLOGISTA TRATA?
O Colégio Americano de Reumatologia catalogou mais de 200 doenças reumáticas, algumas delas que acometem apenas articulações, como a artrose, porém outras que podem afetar diversas estruturas do nosso corpo.
As mais conhecidas são:
- Artrite reumatoide
- Artrose
- Lupus
- Fibromialgia
- Osteoporose
- Espondilite anquilosante
- Artrite psoriásica
- Gota
- Sjogren
- Artrite Chikunguya
- Esclerose Sistêmica
- Polimialgia reumática
- Vasculites
- Polimiosite / dermatomiosite
- Tendinites
- Dor lombar crônica
COMO É A FORMAÇÃO DO REUMATOLOGISTA?
Para se tornar Reumatologista é necessário cursar graduação em Medicina, Residência em Clínica Médica e por fim residência em Reumatologia.
A Dra Luiza Porto é médica graduada pela Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG) em 2011, tendo feito sua residência de Clínica Médica no Hospital da Polícia Militar de Minas Gerais e Residência em Reumatologia no Hospital das Clínicas da UFMG.
Tem título de Especialista pela Sociedade Brasileira de Reumatologia, e hoje atua como preceptora da Residência Médica de Reumatologia do Instituto de Previdência dos Servidores do Estado de Minas Gerais – IPSEMG, tendo mais de 10 anos de experiência na avaliação e tratamento de doenças reumáticas.
É também membro da Comissão de Doenças Infecciosas e endêmicas da Sociedade Brasileira de Reumatologia e sócia da ABRASSO (Associação Brasileira de Avaliaçã Óssea e Osteometabolismo)
O QUE DIZEM OS PACIENTES:
AS DOENÇAS REUMÁTICAS SÃO COMUNS?
Algumas são muito comuns, como a artrose, Osteoporose e as tendinites.
Outras, como a Artrite Reumatoide e a Fibromialgia, são relativamente comuns. Por exemplo: em Minas Gerais estima-se que cerca de 0.46% da população tenha artrite reumatoide, o que corresponde a cerca de 96.000 pessoas convivendo com a doença apenas no nosso estado.
Doenças como Esclerose Sistêmica e vasculite, por exemplo, já são incomuns, e temos também as doenças raras, como Febre Familiar do Mediterrânea, Doença de Still, e ultra-raras, como NOMID-CINCA.
Algumas doenças como a Artrite por Chikunguya tem emergido como um problema na saúde pública.
REUMATISMO É COISA DE IDOSO?
Na verdade essa informação é equivocada. A artrose e a Osteoporose realmente são mais comuns na terceira idade, porém a Artrite Reumatoide, por exemplo, afeta pessoas principalmente pessoas entre 30 a 50 anos, o Lupus começa entre 16 a 55 anos em 65% dos casos, e a Espondilite Anquilosante frequentemente começa antes dos 45 anos de idade. Existem doenças reumáticas mesmo em crianças e até mesmo bebês!
Ou seja… Pra falar a verdade, poderíamos dizer que é coisa de gente jovem.
É MAIS COMUM EM HOMENS OU MULHERES?
Embora algumas doenças afetem mais os homens, como é o caso da Gota, geralmente as mulheres são mais afetadas, sobretudo no caso de doenças auto-imunes.
QUAIS SÃO OS SINTOMAS DOS REUMATISMOS?
Depende da doença em questão. Porém os sintomas mais comuns são:
- Dores e inchaço nas juntas
- Dores nos músculos
- Fadiga e desânimo
- Febre e perda de peso sem causa aparente
- Manchas na pele
- Inflamação nos olhos
- Falta de ar e tosse.
É extremamente necessário uma avaliação cuidadosa, detalhada e individualizada para saber se é o caso de um Reumatismo ou de alguma outra doença.
Caso tenha algum desses sintomas, procure um Reumatologista.
A Dra Luiza Porto é uma Reumatologista experiente com mais de 10 anos de experiência e vivência em diversos serviços públicos e privados. Acesse aqui o currículo lattes.
É ARTRITE OU ARTROSE?
Taí uma pergunta comum que acho que vale a pena tentarmos esclarecer por aqui. Artrose é o nome popular da Osteoartrite, condição que leva ao desgaste da cartilagem e da junta, levando a períodos de dor, inchaço, e as vezes deformidade. Já as artrites são mais usadas para doenças da imunidade que inflamam as articulações. Causam dor e inchaço mais importantes, com maior potencial de deformar que a Artrose, e necessitam de ser tratadas com medicações específicas.
QUAIS EXAMES DEVO FAZER PRA DETECTAR REUMATISMO
Isso também deve ser definido após uma avaliação clínica pormenorizada. Porém é comum que se peça exames que avaliam inflamação, como Proteína C reativa, Velocidade de hemossedimentação, Fator Reumatoide, Fator antinuclear, hemograma, exames de sorologia virais, radiografias, entre outros.
COMO É A CONSULTA DO REUMATOLOGISTA?
Primeiramente, após conhecer quem você é, sua idade, trabalho, etc, o médico reumatologista vai querer saber quais os sintomas que você apresenta, há quanto tempo ocorrem, se tem piorado ou não com o tempo, se você faz ou já fez algum tratamento, se traz algum impacto na sua vida.
Vai querer saber sobre sintomas que as vezes você não imagina que possam ter a ver com o quadro. É necessário também saber sobre condições de saúde prévias, medicações em uso, alergias, cirurgias prévias, etc.
Por fim, fará um exame físico cuidadoso, e avaliará quaisquer exames que você leve à consulta.
Tendo essa avaliação realizada, vai, caso necessário, solicitar mais exames para melhor definição do diagnóstico. O tratamento a ser realizado pode ser definido na primeira consulta ou as vezes no retorno.
COMO SE TRATA O REUMATISMO?
Primeiramente é importante ter um diagnóstico ou uma suspeita mais forte. O tratamento vai ser direcionado conforme a manifestação apresentada. Mesmo dentro de uma mesma doença, vários tratamentos são possíveis a depender do tipo de sintomas que o paciente apresenta.
REUMATISMO DÁ DIREITO À APOSENTADORIA?
Depende de qual doença e do tanto que ela está afetando o indivíduo. Uma Artrite Reumatoide que levou a deformidades graves, por exemplo, possivelmente culminará em uma Aposentadoria por invalidez. Porém, quando bem tratada, permite que o paciente fique bem, sem dor, e em condições de trabalhar e viver como uma pessoa saudável!
REUMATISMO MATA?
Existem doenças potencialmente muito graves, como o Lupus e as vasculites, que a depender de suas manifestações podem causar morte ou perda de função de algum órgão, sobretudo quando não tratadas. Porém os pacientes que recebem diagnóstico de forma rápida e tem acesso ao tratamento podem ser salvos deste destino e viver até ficarem velhinhos!
LEIA MAIS:
SOCIEDADE BRASILEIRA DE REUMATOLOGIA: DOENÇAS REUMÁTICAS
ÚLTIMOS POSTS:
Ela é uma excelente profissional, acolhedora, atenciosa, dedicada e experiente. Tem preocupação genuína e realmente presta atenção no que eu digo em todas as consultas. Super recomendo!
Dra Luísa, uma excelente profissional, competente, cuida dos seus pacientes nos mínimos detalhes,super atenciosa.Saudades!
Dra Luísa é diferenciada! Muito competente, humana, dedicada aos seus pacientes e didática! Recomendo d+!
Excelente profissional! Atenciosa dedicada ouve o paciente e transmite segurança total!! Tratamos com ela eu e meu marido.Super indico!